Guia de uso da Ficha Online

Leia atentamente as instruções abaixo para o correto preenchimento da Ficha.

Prezado Cliente!

Queremos lhe apresentar a mais nova ferramenta desenvolvida pela Contabilidade Paralello para tornar o processo admissional mais dinâmico e adequado às exigências do eSocial. Esta Ficha Online deverá ser usada para todo o processo de Recadastramento, e a partir do presente momento também para qualquer nova admissão.

Através do link http://paralello.com.br/admissao/ (salve nos Favoritos) você tem acesso a Ficha Admissional Online

Recomendamos realizar o preenchimento dela com o funcionário presente, assim já poderá realizar a conferência dos dados e dar sequência ao procedimento.

  1. Na parte inicial devem-se preencher os dados básicos da empresa e do funcionário e clicar no botão Qualificar Funcionário.

  2.  

    Essa consulta tem a função de identificar possíveis divergências nos cadastros da pessoa constantes nos órgãos do governo: CAIXA, Ministério do Trabalho, Previdência Social e Receita Federal. Nesse processo são cruzadas quatro informações: nome, CPF, data de nascimento e NIS (PIS/PASEP/NIT) e verificado se existe alguma inconsistência ou problema em algum dos órgãos. Após a consulta, o sistema retorna o resultado, podendo ser que os dados estão corretos ou que existe alguma pendência no CPF, como estar suspenso, ou divergências nos dados cadastrais.

    Havendo necessidade de correção, o funcionário deve providenciá-la imediatamente. Sem a qualificação não é possível proceder com o registro do funcionário e consequentemente com o calculo da folha, sendo assim é indispensável que antes de enviar a ficha online para a contabilidade, de qualquer contratação, a empresa proceda com tal verificação. Os cadastros que ficarem pendentes no eSocial causarão impacto na geração de qualquer solicitação referente a admissão, cálculo de férias, rescisão, folha, encargos, afastamentos, entre outros, além da possível geração de vários tipos de multa.

  3. Abrirá a página oficial do eSocial em um quadro, nela você deverá preencher os dados conforme digitado acima e seguir o procedimento para a qualificação cadastral.

  4. Caso a página do eSocial apresente algum erro no cadastro, antes de continuar o preenchimento da Ficha Admissional Online, você deve indicar ao funcionário que se dirija ao órgão competente para a correção das informações.

    Salientamos que caso haja necessidade de regularização na CAIXA, é necessário que o funcionário confira os três cadastros:
    1 - Cadastro do Cidadão
    2 - Cadastro do FGTS
    3 - Cadastro do PIS
    (dentro do Banco estes três cadastros são independentes, por isso a necessidade de correção e verificação em cada um separadamente)

  5. Se a página do eSocial não apresentar erros, marque a caixa Passou na qualificação cadastral e prossiga com o preenchimento da Ficha.

  6. Os campos obrigatórios que não forem preenchidos, ou campos que estiverem com dados incorretos, ficarão em vermelho e/ou com um X ao lado para indicar o que se deve corrigir/preencher.

    ou
  7. Para agilizar o preenchimento, campos que contém dados comuns à diversos funcionários (como nome da empresa, CNPJ, plano médico, etc) manterão a informação após o primeiro preenchimento. Caso deseje, pode utilizar o botão Limpar formulário na parte superior da tela para apagar esses campos.

  8. Caso deseje interromper o preenchimento da Ficha para retomar em outro momento, você pode utilizar o botão de Salvar e escolher um local para salvar o arquivo gerado.

    Recomendamos abrir uma pasta especifica para o eSocial em seu computador e salvar os dados ao final de cada preenchimento para que, se em algum momento os dados do funcionário forem alterados, o preenchimento ocorra de forma mais rápida, utilizando o arquivo com os dados do cadastro anterior e carregando ele para dentro da ficha online (conforme passo 8). O Arquivo ficará salvo com o Nome da Empresa_Nome do Funcionário. O tipo de arquivo é JSON, específico para ser utilizado na ficha online.

  9. Para retomar o preenchimento já iniciado, utilize o botão Carregar e selecione o arquivo salvo anteriormente.

  10. Ao final do preenchimento, antes de enviar à Contabilidade Paralello os dados, por questões legais, deve-se imprimir a Ficha clicando no botão Imprimir, entregar ao funcionário para que confira os seus dados, rubrique todas as páginas e assine a última.

    Recomendamos também abrir uma pasta especifica para o eSocial em seu computador e salvar/imprimir a ficha em PDF, caso necessite para rápida consulta.

    1. Caso deseje gerar um arquivo PDF para guardar, utilize o botão Gerar PDF*:

      * esse botão não conta como impressão, por isso ele não funciona para habilitar o envio da ficha.

  11. Se desejar receber uma cópia dos dados enviados à Paralello, preencha o seu endereço de email no campo adequado, conforme imagem abaixo:

  12. Somente após essa conferência deve-se marcar a caixaConferido pelo funcionário. Nesse momento o botão de Enviar estará habilitado para o envio dos dados.

     

    Aguarde a mensagem de sucesso do envio.